10 de mar. de 2008

Praticas de animação sociocultural

estivemos a falar acerca dos projectos.o professor entregou a sinopse do projecto e foi aconselhando as alunas.assim sendo passamos as aulas a tratar dos projectos(trabalho individual).confesso que não é facil fazer este tipo de projecto e de principio so surgem duvidas e indicições.penso que o meu projecto é bom,que consegui de uma forma engraçada introduzir o tema meios de transporte e segurança.e espero que seja um sucesso junto das crianças.

Projecto:
Escola secundaria rocha Peixoto
Curso tecnológico de acção social
2007/2008
Projecto
“Palhaço seguro”


Qual o tema a abordar?

O tema a abordar será relacionado com os meios de transporte e segurança. Tenho como principal objectivo, consciencializar as crianças acerca da segurança rodoviária, e dar a conhecer os diferentes meios de transporte. Abordarei este tema, tendo em conta ser este o projecto educativo da instituição, que vou estagiar.



Síntese do projecto

O meu projecto será uma dramatização feita pelas crianças acerca dos meios de transporte e segurança. A peça abordaria assim obrigatoriamente normas de segurança e meios de transporte através de brincadeiras entre palhaços.
Primeiramente, começaríamos por fazer exercícios de expressão corporal para que as crianças conseguissem com o corpo expressar-se com mais facilidade e assim ficassem mais desinibidas. O jogo da mímica, o jogo do espelho, o jogo da lagarta, o jogo da confiança e o jogo da laranja seriam jogos/exercícios que utilizaria.
(anexo 1)

Já numa segunda fase iríamos fazer as roupas dos palhaços. Estas roupas seriam feitas com roupas velhas e restos de tecidos. Contrapúnhamos os tecidos, fazíamos aplicações e os fatos seriam feitos com materiais que de partida não seriam reutilizados. Esta actividade seria importante para as crianças percebecem que apenas precisamos de um pouco de imaginação para tornar o inútil em útil. Faríamos também um lápis gigante com uma cana, jornais, cola tesa, tintas e verniz. Quanto ao cenário e a banda sonora serão da minha inteira responsabilidade.

Numa terceira fase reuniria as crianças e explicava-lhes como iria ser a peça. Fazíamos um primeiro ensaio para eles teram a noção da peça. E a pouco e pouco com o decorrer dos ensaios iríamos modificando, ajustando e aperfeiçoando.

Numa quarta fase seria a apresentação da peça que em principio seria apresentada as outras crianças da instituição e se possível aos pais.





Fases do projecto

Jogos de expressão corporal
Construção das roupas dos palhaços
Construção do lápis
Explicação da peça as crianças
Ensaios
Apresentação
Conversa com as crianças e funcionários
Elaboração do desenho sobre o projecto pelas crianças


Objectivos

Consciencializar as crianças acerca das normas de segurança rodoviária.
Dar a conhecer os vários meios de transporte
Ajudar que as crianças consigam expressar com mais facilidade os seus sentimentos
Fomentar a cooperação e inter ajuda das crianças
Fomentar o desenvolvimento físico e mental
Promover a reutilização de materiais
Promover o desenvolvimento da criatividade e imaginação
Promover a comunicação através do próprio corpo (gestos, expressões faciais, movimentos, etc.)
Promover o gosto por trabalhos manuais

Recursos necessários da instituição:

Espaços:
Salão
Palco

Materiais:
Tesouras
Colas
Materiais de desperdício
Tintas
Sinais de transito
Aparelhagem
Folhas de papel
Lápis
Lápis de cor
Jornais


Recursos necessários fora da escola:
Tecidos
Linhas
Perucas
Maquilhagem
Materiais de desperdício
Cola tesa
Cola branca
Verniz
Tintas
tubos de confetis





Peça (esquema)


1- As crianças dividem-se em 2 grupos. O grupo 1 entra pelo lado esquerdo e o grupo 2 pelo lado direito. As pintinhas simbolizam as crianças (palhaços). Os palhaços começam todos a brincar e cumprimentam o público.

2- Depois de cumprimentarem o público os palhaços dividem novamente nos seus grupinhos. Ficam frente a frente a conversar. Queriam brincar, então decidiram jogar a um jogo, o jogo da mímica.

3- Decidiram que era o grupo 1 a começar. O grupo 1 fez a forma de um avião com os seus corpos. Mas só depois de muita trapalhice e alguma zaragata. Depois de alguma indecisão e ajuda do público grupo 2 lá conseguiram adivinhar.

4- De seguida era a vez do grupo 2 que decidiu fazer um comboio. Depois de alguns trambolhões lá fizeram o comboio. O grupo 1 adivinhou.

5- O grupo 1 todo entusiasmado decidiu fazer um autocarro. Muito trapalhões. O grupo 2 lá acertou.

6- O grupo 2 decidiu fazer um transporte marítimo, um barco. Este foi dos mais difíceis a fazer. os palhaços empurravam-se e não estava a dar muito resultado. Contudo lá conseguiram também.

7- Os palhaços já estavam cansados dos transportes e então reuniram-se todos a conversar novamente. Um deles lembrou-se dos sinais de trânsito. E então depois de contar aos outros lá se separaram

8- Desta vez começou o grupo 2, fez o sinal STOP. O grupo 1 adivinhou rapidamente qual o sinal.

9- O grupo 1 feito maroto decidiu fazer um mais difícil. O sinto de segurança. O grupo 2 olhou, olhou e olhou e lá consegui adivinhar.

10- O grupo 2 tem uma nova ideia e decide fazer uma passadeira. O grupo 1 vai ver mais perto, e mais uma vez acertou.

11- O grupo 1 lá teve mais uma ideia. Desta vez decidiram fazer um sinal de sentido único. Fizeram a roda e depois a seta. O grupo 2 admirava os com um olhar intrigante mas descobriram que sinal era.

12- Os palhaços cansam –se de jogar e então reinem-se todos a frente do palco. Ficam todos sentados em fila virada para o público. Então eu apareço8palhaça) e com um lápis gigante desenho as letras (neste caso será o corpo das crianças que se vão juntar e formar letras). No final são arrebentados dos tubos de confetis. Depois de lida a frase os palhaços despedem se.




Processo de avaliação:
A avaliação seria feita através de uma conversa com os participantes e com os funcionários da instituição. E por fim cada criança elaboraria um desenho a cerca da dramatização.



Monitorização do projecto
Sinto-me um pouco reticente em relação ao trabalho por nunca ter trabalhado com crianças e pela enorme responsabilidade que tenho.
O projecto é viável em meu ver porque não a grandes custos neste. Logo de partida é uma vantagem. Os materiais praticamente todos seram fornecidos pelas crianças e pelo jardim-de-infância que irei trabalhar. Quanto a mim cabe coisas simples. A grande dificuldade surgira por falta de experiência da minha parte. Quanto aos meios da instituição são os necessários para a elaboração da peça, tem palco e um salão onde podemos ensaiar. O meu maior senão será o tempo que me iram disponibilizar para desenvolver o meu projecto. Contudo acho que é interessante e por isso vai despertar interesse e entusiasmo.





Anexos 1

Jogos



Jogo: mímica
Como se joga: através de gestos mais propriamente através de expressão corporal temos de transmitir aos outros uma palavra, um filme, uma expressão. É extremamente proibido falar.

Jogo: jogo da lagarta
Como se joga: formam-se grupos, cada pessoa tinha que agarrar o calcanhar do seu colega, que se situava à sua frente. E de uma maneira cooperante formavam uma lagarta.



Jogo: confiança
Como se joga: divide-se o grupo em grupo de dois. Um deles fica com os olhos vendados outro guia-o apenas com uma mão não falando para este.

Jogo: espelho
Como se joga: dividir o grupo em dois depois a pessoa que ficar a nossa frente tem que nos imitar de maneira mais fiel possível e depois trocávamos os papéis.


Jogo: estatua
Como se joga:: divide-se em grupos de dois. Um deles coloca-se numa posição neutra enquanto o outro o molda consoante o seu gosto.

Jogo: eu mando
Como se joga: 1 de nos manda, os outros obedecem quando se diz a palavra já. a pessoa que ficar mais próxima de nos é aquela que temos de nos juntar para fazer o exercício.
• ex.: cumprimentar alguém com um cheiro incomodativo
• Alguém de quem gostássemos muito mas não o quiséssemos transmitir
• Cumprimentar o nosso ex. Namorado
Jogo: laranja
Como se joga: faz-se grupos de 2 elementos e esses dois tem de colocar uma laranja entre as suas testas e não a podem deixar cair quando andam em movimento.




Cátia Torres

Nenhum comentário: